A pandemia causada pela doença Covid19 mantém-se no cenário mundial. Houve um grande avanço na diminuição dos casos graves após a vacinação, principalmente quando parte da população recebeu a segunda dose da vacina contra a doença. Contudo, pessoas que não realizaram até a segunda dose da vacina, gestantes e pessoas com doenças graves que são consideradas grupo de risco, possuem o risco aumentado para a forma grave da doença e são essas pessoas que ainda estão tendo que receber tratamento médico intra-hospitalar. Com a vinda da variante SARS-CoV-2 ômicron, muitas crianças estão desenvolvendo a forma grave e necessitando de tratamento em UTI.
Diante do cenário, as outras formas de prevenção dentro e fora do trabalho, são necessárias como:
Qualquer pessoa com sintomas relativos a COVID, deve se manter em isolamento.
Devido a superlotação do sistema de saúde privado, uma alternativa é buscar atendimento médico on-line ou pelo SUS que em Curitiba possui um serviço de excelência.
Central de atendimento Prefeitura de Curitiba, através do telefone 3350-9000, para o início do monitoramento clínico.
Whatsapp (41) 99876-2903 (mensagem coronavírus).
A Jummp está atenta e preparada para auxiliar nossos clientes sobre como proceder neste momento excepcional da pandemia do Coronavírus.
O desafio é imenso, mas com o engajamento de todos no sentido de atendermos as orientações das autoridades poderemos minimizar bastante os impactos desta epidemia.
É importante salientar que as informações e recomendações poderão mudar ao passar dos dias e estamos atentos para atender aos nossos clientes da melhor maneira possível.
A Jummp mantém contato diário com todas as operadoras e os principais serviços médicos da cidade em relação ao protocolo de atendimento, orientação aos pacientes com sintomas, regras para a realização de testes para a detecção do coronavírus e tudo o que for necessário para que você e sua família estejam preparados e saibam como proceder em caso de necessidade.
As atividades profissionais foram mescladas com atividades em home office, reuniões online, a fim de diminuir a circulação das pessoas e o contato próximo.
Caso alguém apresente sintomas relativos ao Coronavírus, recomendamos que verifique o que a prefeitura ou a vigilância epidemiológica do seu município. Em alguns locais há atendimento por telefone ou online para quadros clínicos leves. Havendo agravamento dos sinais e sintomas, recomendamos que realize avaliação pelo SUS ou através do plano de saúde.
As pessoas devem procurar atendimento hospitalar quando o quadro se agravar, com presença de febre alta e dificuldade ou problemas respiratórios.
Os testes de triagem para detecção do vírus no organismo são: RT-PCR ou Antígeno Viral. São realizados através do swab ( tipo de um cotonete) o qual é inserido na mucosa nasal. O exame RT-PCR é realizado através de solicitação médica. O Antígeno Viral pode ser realizado através da solicitação médica e também em farmácias de forma particular. Há outros exames, porém na prática, são esses dois que estão auxiliando no diagnóstico e na conduta da saúde pública.
Atualmente, RT-PCR e Antígeno Viral são cobertos pelas operadoras de saúde, SUS e particular. O RT- PCR necessita de pedido médico. Para realizar o Antígeno Viral nas farmácias, não há necessidade de pedido médico.
IMPORTANTE: Caso alguém apresente os sintomas semelhantes ao do coronavírus e precisem de atendimento médico, recomendamos que NÃO se dirijam a uma unidade hospitalar. Primeiramente, procure os atendimentos online, nos avisem imediatamente ou liguem para a sua operadora.
Recomendamos que nos comuniquem os casos conhecidos pelo RH e que precisem de atenção especial.
Vamos juntos superar este imenso desafio.
Informativo sobre a vacina